sexta-feira, 4 de junho de 2010

Logomarca da Copa do Mundo 2014

Tenho escutado muitas opiniões sobre a logomarca da próxima Copa  de Futebol a ser disputada no Brasil em 2014.
Algumas elogiando a decisão da FIFA - que escolheu o projeto de um escritório francês.
Muitas criticando, citando por exemplo o uso do ano de 2014 em vermelho (ano eleitoral), ou dizendo que passa a idéia de que estão "metendo a mão", debochando da cegueira da justiça brasileira, ou da vergonha da vida política e social deste País (corrupção endêmica)...
A escolha foi feita por um grupo de "notáveis", dentre eles o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner.
Segundo alguns "piadistas de plantão", a imagem que é inspirada na Taça, lembra o médium Chico Xavier fazendo suas psicografias:


Vou deixar aqui minha contribuição, ressaltando que o intuito não é de ofender ninguém, muito menos ser "politicamente incorreto" com nenhum grupo da sociedade, mas simplesmente fazer uma "brincadeira" com o ano grafado em vermelho na imagem original...

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Tamanho da mancha de óleo da BP (EUA)

Você tem idéia da dimensão do vazamento de petróleo da plataforma da BP na região do Golfo do México, próximo a New Orleans?
Para demonstrar o tamanho do problema, o desenvolvedor Andy Lintner criou o site “IfItWasMyHome.com”, que pode ser traduzido livremente como “Se fosse a minha casa”.
A página faz uma combinação entre as imagens do Google Maps e o serviço National Oceanic and Atmospheric Administration, do governo dos EUA. Por meio do site criado por Lintner é possível ver as dimensões atuais da mancha de óleo e ainda movê-la dentro do mapa para visualizar o tamanho que ocuparia em qualquer país ou estado.
Atualmente a mancha já é equivalente a quase todo o estado de Santa Catarina.
Veja a comparação com o mapa de São Paulo: estariam dentro da área atingida São Paulo, Santos, Mogi das Cruzes, o ABC, Guarulhos, São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Campos do Jordão, Pinhal, Serra Negra, Amparo, Campinas, Itu, Paranapanema, Itapetininga, Sorocaba, Itanhaém - só para citar algumas...
Não é à toa que está sendo considerado o maior desastre ecológico da história americana!