quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A Tentação...

Neste video, crianças são colocadas em uma sala com um marshmallow e duas câmeras ocultas. O adulto diz à cada criança que ela pode comê-lo agora ou esperar até que ele volte e, neste caso, receber como prêmio mais um marshmallow.
Permite várias reflexões sobre os dilemas, os comportamentos e as motivações humanas. Por exemplo, como funciona nossa luta interna quando decidimos fazer uma regime ou dieta alimentar...

Oh, The Temptation from Steve V on Vimeo.

2 comentários:

  1. Jorge,
    Sensacional esse vídeo que você garimpou na internet!
    De fato, é uma grande reflexão, que está na raiz da equação consumo X poupança.
    O que motiva o ser humano: gastar agora ou economizar para poder gastar mais depois...?
    Há, porém duas variantes que me incomodam na questão de poupar.
    Normalmente, poupar, assim como consumir, se torna um hábito difícil de abandonar. Já testemunhei situações em que a pessoa poupa, poupa e jamais tem coragem de gastar... então, para que poupar???
    Por outro lado, e seu estiver poupando e morrer antes de poder gastar (ou o governo me der um calote, ou isso, ou aquilo...).
    Veja, não estou falando de poupança para fins essenciais (reserva para tempos difíceis, economias para a universidade dos filhos, juntar dinheiro para comprar casa própria...). Me refeiro a poupar aquela sobrinha, que poderia ser uma viagem bate-volta para a Praia Grande no próximo final de semana ou, se juntada a outras sobrinhas, se tranformar numa viagem para a Europa daqui a dez ou vinte anos.
    Ô equaçãozinha difícil de resolver, não é?
    Abr4ço$.
    Jean Gaivota

    ResponderExcluir
  2. Pobres crianças...que judiação!
    As meninas são mais malandrinhas que os meninos...fazem "carinhas e boquinhas", mas pegam uns bocadinhos.
    Suely

    ResponderExcluir