sábado, 29 de outubro de 2011

Resultado Eleições CADES Santana-Tucuruvi


Pessoal,

Mesmo com a sentida falta de vários amigos, consegui ser reeleito conselheiro do CADESst para o biênio 2011-2013 no domingo passado. E de uma forma bastante expressiva: fiquei em primeiro lugar, com 42% do total de votos!
Considero isto uma consequência da postura de comprometimento, independência e coragem de buscar fazer deste Conselho uma instância de verdadeira participação da Sociedade Civil na administração pública municipal.
A lei municipal 14.887 de 15/01/09 (art. 51 e 52), que criou e regulamenta o funcionamento dos CADES Regionais, objetiva tornar os mesmos instrumentos da Democracia Participativa e Representativa.
Agradeço a todos os que compareceram e também aos que ajudaram a divulgação - esta é uma vitória coletiva!
Contudo, dois fatos merecem uma análise:
1. Esta eleição atraiu pouco mais de 10% do número de votantes em 2009, quando nossa região ficou em primeiro lugar dentre todas as 31 subprefeituras paulistanas - tanto em número de candidatos (33) quanto em eleitores presentes (1408).
2. Apenas 2 dos 16 conselheiros tentaram a reeleição.
Em minha opinião, isto demonstra o "esvaziamento" que os subprefeitos tem promovido das instâncias de participação da Sociedade Civil, seja não comparecendo / cancelando as reuniões, seja tentando mudar seu caráter legal de "conselho consultivo" para, quando muito, "informativo". Ou mesmo quando se afastam da forma democrática de condução dos conselhos - os quais presidem por força da lei.
As reuniões dos CADES Regionais deveriam ser locais onde se estabelecem os diálogos com a Sociedade sobre todos os grandes temas e obras da região, e seus impactos na economia, no meio ambiente e na população local.
Há muito o que fazer para a melhoria da Qualidade de Vida e o Desenvolvimento do "nosso pedaço". E as urnas enviaram uma mensagem inequívoca do caminho a seguir.
Está na hora de assumirmos as rédeas do Presente na direção do Futuro que queremos para nós e nossos filhos.
E, juntos, conseguiremos!

um grande abraço,  

Jorge Ifraim
  CADESst
 conselheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário