quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Descubra seu perfil político-ideológico


As velhas categorias unidimensionais de "direita" e "esquerda", estabelecidas pela disposição dos assentos da Assembleia Nacional Francesa de 1789, são demasiado simplista para a paisagem política complexa de hoje.

Descubra seu perfil político-ideológico AQUI.

Depois vá até a última figura do texto abaixo e veja se você tem o perfil próximo a algum dos grandes líderes da História.

(tradução livre feita por mim à partir da página Political Compass).


=========================================================

Sobre "a Bússola Política"

Na introdução, vamos explicar a inadequação da linha de esquerda-direita tradicional.

Se pensamos que, essencialmente, se trata de uma representação economicista linear, poderia valer. Podemos, por exemplo, situar Stalin, Mao Tse Tung ou Pol Pot, por seu compromisso com uma economia totalmente intervencionista, na extrema esquerda. Socialistas como Mahatma Gandhi e Robert Mugabe numa posição de esquerda menos radical. Margaret Thatcher estaria bem colocada à direita, mas ainda mais para a direita ainda encontraríamos alguém como o general Pinochet - o mercado livre até as últimas conseqüências.

Isso funciona para a economia, mas a dimensão social também é importante na política. Isto é o que uma simples escala da esquerda para a direita não indica corretamente. Por isso agregamos uma escala a mais, que vai desde posições de autoritarismo extremo ao anarquismo ("libertarianismo") extremado:
Tanto a dimensão econômica como a social são importantes para uma análise política adequada. Ao adicionar a dimensão social, podemos ver que Stalin era um autoritário de esquerda (ou seja: o estado é mais importante que o indivíduo) e que Gandhi, com sua crença no valor supremo do indivíduo, era um liberal de esquerda. Enquanto o primeiro implica num comunismo arbitrário, de extrema esquerda, e imposto pelo Estado, seu oposto de baixo é o "coletivismo" voluntário em escala local, sem a interferência do Estado. Centenas destas comunidades anarquistas existiram na Espanha durante a Guerra Civil (e ambas as abordagens estiveram em conflito, não só contra o fascismo, mas entre elas).

Você também pode localizar Pinochet, que foi preparado para, por causa do mercado livre, castigar com o genocídio, na extrema direita e no núcleo duro do autoritarismo. No lado não-socialista é possível distinguir pessoas como Milton Friedman, que é anti-estatista por razões fiscais mais do que por motivações sociais, de Hitler, que queria um Estado mais forte, mesmo que isso significasse eliminar metade da humanidade.

No gráfico também se vê claro que, apesar da percepção popular, o oposto do fascismo não é o comunismo, mas o anarquismo (ou seja: o socialismo liberal), e que o oposto do comunismo (por exemplo, economia totalmente planejada pelo estado) é o neo-liberalismo (por exemplo, a economia sem nenhuma regulação).
O anarquismo é geralmente entendido como uma ideologia de esquerda e não se leva em conta que o neoliberalismo liderado pelos pontos de vista de Ayn Rand , Milton Friedman e do Partido Neoliberal da America (America's Libertarian), é uma forma de anarquia, que combina a "lei da selva" da economía da direita com posições liberais em muitos temas sociais. A globalização é, em última análise, uma forma de anarquismo. Muitas vezes, impulsos anarquistas do neoliberalismo não tem se tornado posições contra a lei e a ordem, e são substancialmente mais "economicistas" (por exemplo, sua oposição aos impostos) por isso não são tão extremamente anarquistas como são de direita. Por outro lado, o coletivismo anarquista clássico que representa o anarco-sindicalismo (socialismo libertário) se situa no canto inferior esquerdo oposto.

No começo desconstruímos o mito de que o autoritarismo é necessariamente de direita, por exemplos como os de Robert Mugabe, Pol Pot e Stalin. Da mesma forma, Hitler, em uma escala puramente econômica, não pode ser considerado de extrema direita. Suas políticas econômicas foram amplamente keynesianas, e mais de esquerda do que alguns dos trabalhistas atuais. Se você pudesse se sentar junto a Hitler e a Stalin, e ignorar o tema da economia, os dois totalitaristas intransigentes encontrariam amplas bases comuns.


Gráfico internacional

Uma equipe de profissionais diversificada avaliou as palavras e os atos de conhecidos líderes mundiais internacionais para lhe dar uma idéia de como eles se relacionam entre si na bússola política.

Lamentamos a exclusão de alguns líderes, especialmente dos países em desenvolvimento. Isso deve-se à nossa incapacidade de contar com especialistas independentes.

Um comentário: