domingo, 30 de novembro de 2014

Música e Ciência se encontrando de forma mágica





A Cimática (em inglês Cymatics) é o estudo das ondas. Está associada aos padrões físicos produzidos pela interação de ondas sonoras em um meio.

Os estudos dos padrões produzidos por corpos em vibração são antigos. Galileu Galilei foi um dos primeiros a notar que um corpo em oscilação apresenta padrões regulares.

O músico neozelandês Nigel Stanford é um pesquisador do tema, e produziu o vídeo abaixo com experimentos científicos reais.

Cymatics é o primeiro single do novo álbum de Stanford, “Solar Echoes”. “A ideia principal era criar um vídeo onde cada som tivesse um elemento visual correspondente”, disse Stanford. “Foi um projeto incomum, pois foi criado ‘de trás pra frente’. A música foi escrita depois”.

O videoclipe é uma verdadeira aula de ciência. Não só exibe a arte da visualização do som, como outros conceitos científicos, por exemplo ferrofluido, placas de Chladni, bobinas de Tesla e um tubo de Rubens. Os elementos científicos estão explicados em http://hypescience.com/clipe-da-musica-cymatics-e-uma-verdadeira-aula-de-ciencia/.

O "Making Off" do clipe pode ser visto em NigelStanford.com/Cymatics


Nenhum comentário:

Postar um comentário